A 4 habilidades do Profissional de Vendas

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Durante os últimos 10 anos atuando com treinamento e desenvolvimento de equipes e líderes de vendas eu identifiquei que a profissão de vendas é composta por muitas partes e diversas responsabilidades. 

 

O Arquiteto de Vendas

 

O arquiteto trabalha fundamentalmente com projetos, ou seja, um passo a passo sobre como ele vai construir um prédio, uma casa ou um apartamento. Isso permite a ele ter mais segurança e confiança de que o seu objetivo será efetivamente alcançado. Da mesma forma o vendedor tem que construir  relacionamento com o cliente desde o primeiro contato até o fechamento da venda seguindo um passo a passo (projeto de vendas).

 

Esse projeto eu chamo de FUNIL DE VENDAS E CONVERSÃO que vai permitir ao vendedor chegar ao seu objetivo final (venda) com mais segurança e confiança. Confira abaixo o modelo de um projeto de venda que eu utilizo no treinamento e desenvolvimento de equipes de vendas.

 

O projeto da venda ( os 7 passos da venda )

 

  1. Abertura da venda ou Abordagem
  2. Identificação das necessidades do cliente ou Sondagem
  3. Apresentação do produto ou Demonstração
  4. Superação de objeções ou desarme
  5. Realização de vendas adicionais
  6. Fechamento da Venda
  7. Pós-Venda

 

O Pintor de Vendas

 

O que um pintor faz? Pinta telas com pincel e tinta, certo? A medida que o pintor vai pintando uma tela uma imagem vai se formando até a criação de uma obra de arte fantástica. Da mesma forma profissionais de vendas utilizam as palavras magnéticas para formar uma visualização criativa na mente dos seus clientes e despertar o desejo pelos seus produtos e serviços. Para isso é necessário profundo conhecimento sobre os produtos e adequá-los às necessidades, desejos e expectativas de cada cliente potencial.

 

O Coach de Vendas

 

O Coach é um profissional especializado em mudança de comportamento para que as pessoas possam atingir objetivos e metas. Para isso ele utiliza duas ferramentas fundamentais: as perguntas poderosas e a escuta ativa.

 

Da mesma forma o profissional de vendas tem que fazer as perguntas certas e ouvir atentamente os seus clientes para entender e compreender suas reais necessidades e desejos. A partir daí poderá direcionar o melhor produto ou serviço para cada cliente e aumentar o seu potencial de vendas em cada atendimento realizado.

 

O Ator de Vendas
         
Você já parou para pensar que o ambiente de venda é um grande palco com música, iluminação, comunicação, produtos, pessoas, etc? Portanto os clientes são os expectadores e o profissional de vendas é o ator que deve dar um SHOW de atendimento e vendas e proporcionar uma experiência encantadora de prazer e satisfação para cada cliente.

 

Os clientes têm o direito de receber um atendimento show todas as vezes que tem contato com você e sua empresa.

 

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